Nossa proposta é de complementar o cuidado recebido pelo idoso em sua casa, proporcionando interação social, estímulos físicos e cognitivos.

Para isso precisam compreender as propostas trazidas pelos profissionais através das atividades e serem capazes de interagir com os demais idosos, fazendo parte do grupo.

A maioria dos nossos clientes se sentem isolados em casa, por não terem companhia ou não receberem estimulação adequada dos cuidadores familiares e/ou terceirizados.
Em consequência do isolamento alguns idosos apresentam sintomas de depressão, no qual o convívio social e estimulações cognitivas e físicas oferecidos pelo KORU são ferramentas que atenuam bastante esse declínio.

O uso de medicamentos controlados também é uma característica nesta fase, em alguns casos administrados pelo próprio idoso que pode se confundir e causar diversos problemas.
Temos um controle rigoroso da administração medicamentosa, reportado diariamente ao familiar através da ferramenta interna que gerencia a estadia do idoso e todos os cuidados e atividades realizados com o mesmo.

Depois da adaptação o idoso passa por avaliação nutricional e geriátrica, onde a partir dessas informações os profissionais da casa ficam cientes de eventuais restrições e ajustam suas atividades para atender a demanda do idoso, inclusive as refeições servidas que são preparadas em nossa cozinha própria.

ATIVIDADES

TERAPIA OCUPACIONAL

Este profissional é habilitado a auxiliar os idosos nas atividades utilizando diversas técnicas e recursos.  Estimulações cognitivas são constantes sempre respeitando a condição e capacidade individual.

Avaliações periódicas são realizadas com objetivo de acompanhar o desenvolvimento pessoal e orientar os profissionais da casa e a família.  O foco é na pessoa e não na doença, considerar as capacidades que estão preservadas e observar e auxiliar as que estão prejudicadas.

Assista o vídeo da TERAPIA OCUPACIONAL (PRISCILA SHIMIZU)

FISIOTERAPIA

Atividades voltadas ao fortalecimento muscular e do equilíbrio, atuar na prevenção de quedas e melhorar funções.  Acontecem com temas previamente definidos pela equipe.  Podem envolver uso de bastão, bola, música e outros materiais.

Assista o vídeo da FISIOTERAPIA (MELISSA COSMO MARIN)

Assista o vídeo da FISIOTERAPIA (SHEILA ROMEIRO)

OFICINAS DE LAZER E ARTESANATO

As atividades de lazer visam integrar, divertir e relaxar o grupo. Através de propostas desafiadoras o arte-educador estimula e resgata o prazer pela arte utilizando recursos de diversos tipos e materiais com múltiplas texturas e cores.

O idoso se alegra com o resultado do trabalho realizado e com a sensação de capacidade que é trabalhada nesta oficina.

Assista o vídeo da ARTE-TERAPIA (ELIZA OTA)

Assista o vídeo da ARTE-TERAPIA (SALETE DOS SANTOS)

MUSICOTERAPIA

Através da utilização da música e seus elementos, a atividade facilita e promove a comunicação, relacionamento, aprendizagem, mobilidade, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de suprir necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas dos participantes.

Assista o vídeo da MUSICOTERAPIA (RAFAEL LUDOVICO)

NUTRIÇÃO

São oferecidas avaliação nutricional e acompanhamento periódico aos idosos da casa.

Cardápio variado com preparações feitas no local que garantem sabor e qualidade do alimento servido.  A alegria de comer em família é resgatada com as refeições servidas em conjunto.

Periodicamente são realizadas oficinas de culinária onde os idosos podem colocar a mão na massa, sempre com auxílio e supervisão dos profissionais da casa.

Assista o vídeo do serviço de NUTRIÇÃO (MARCIA SOARES)

PSICOLOGIA E TERAPIA COMPLEMENTAR

Utilizando diversas técnicas terapêuticas, as psicólogas da casa oferecem aos idosos a oportunidade de lidar com questões relevantes como: depressão, angústia, tristeza e outros.  As demandas são trazidas pelos idosos e tratadas no grupo de maneira agradável e descontraída.

Massagem, aromaterapia, cromoterapia, “reiki”, roda de conversa entre outras técnicas, são utilizadas nesta atividade.

Assista o vídeo da PSICOLOGIA (SILVIA PIRRE)

Assista o vídeo da PSICOLOGIA (ANA MARIA YAMAGUCHI)

ATIVIDADES PARA A MENTE

A partir de jogos e desafios individuais e coletivos, estimula-se a concentração, rotina, disciplina, estratégia, raciocínio lógico, atenção, entre outros.

LIAN GONG

Tendo como foco a prevenção e a promoção do equilíbrio entre corpo e mente, a ginástica Lian Gong tem sido utilizada por profissionais da área da saúde como forma de tratar e promover o bem-estar, especialmente com pacientes idosos. Em Centros-dia a ginástica é adaptada para a capacidade de execução de cada idoso.
Os principais benefícios identificados pelos pesquisadores estão relacionados a aspectos físicos e sociais associados à prática do Lian Gong. Por ser uma técnica que pode ser feita em grupo, os benefícios sociais advindos da prática do Lian Gong são tão importantes quanto a melhoria dos aspectos físicos.

Assista o vídeo do LIAN GONG (EDMAR TORRES)

DANÇA SÊNIOR

Uma atividade física prazerosa que promove a manutenção da saúde e prevenção contra doenças.  Com movimentos simples e elegantes, corrigem-se posturas, fortalecem-se músculos e melhora-se o equilíbrio além de ser um auxiliar valioso na sustentação e resgate da autonomia nas atividades diárias.

Assista o vídeo da DANÇA SENIOR (ROSANGELA SATAS)

Assista o vídeo da DANÇA SENIOR (SALETE DOS SANTOS)

IOGA

Ioga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos, tem como objetivo harmonizar o corpo com a mente e a respiração através de técnicas de respiração, posturas e meditação.
Praticar Ioga com frequência pode contribuir para viver a terceira idade de forma mais tranquila e saudável. Traz benefícios para saúde física e mental, é caracterizado como um exercício isométrico e de sustentação que fortalece os músculos, melhoram a flexibilidade dos dedos dos pés e fortalecem o arco do pé, oferecendo mais sustentação mantendo joelhos na posição correta, nivelando a bacia e melhorando as articulações do membros inferiores. Trabalha a flexibilidade da coluna vertebral que proporciona mais conforto, melhora a postura e oferece mais equilíbrio.
Os exercícios de respiração e meditação ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade, melhorando a capacidade de concentração e fortalecendo todo o sistema cognitivo, inclusive da memória, que começa a falhar com a idade avançada.

Assista o vídeo da IOGA (ROSANGELA SATAS)

CANTOTERAPIA

Na Cantoterapia, a voz e o canto constituem um canal privilegiado através do qual se pode atingir e melhorar os aspectos psicológicos e emocionais dos indivíduos.
De todas as artes, a música, quando expressa através do canto, é a que mais atua no interior da emoção humana e melhor se comunica com o hemisfério direito do nosso cérebro, que é o responsável pela emoção, pelos sonhos, novas ideias, criações e responsável direto por nosso estado de alegria ou tristeza.
Através do repertório apresentado, busca-se também o resgate de momentos de felicidade e lembranças do passado; a terapia funciona também como um valioso apoio às outras terapias aplicadas na casa.

Assista o vídeo da CANTOTERAPIA (GILBERTO ANISIO)

Tabela_banner_face

VÍDEOS