PASSEIO AO METRO

Fizemos um passeio ao Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo.

É um roteiro do programa de visitas monitoradas da COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO.

Tem por objetivo demonstrar como funciona a operação do sistema metroviário. Apresenta o CCO (Centro de Controle Operacional) e o CCS (Centro de Controle de Segurança), além do monitoramento da operação dos trens, do fluxo de passageiros e as ações relacionadas à segurança do usuário.

 

No auditório a equipe do METRÔ apresentou através de vídeos e fotos antigas, a cidade de São Paulo até a década de 60, fazendo uma viagem no tempo e resgatando a memória da maioria do público, composto quase na totalidade de idosos acima de 60.

Falaram sobre a origem do METRÔ, o impacto na região para viabilizar o projeto, o desafio na implantação de um novo conceito de transporte no país, do receio dos primeiros passageiros por viajarem por baixo da terra, os funcionários que ainda estão na ativa desde a fundação, e várias outras informações e curiosidades que aguçaram a curiosidade dos participantes e usuários deste meio de transporte tão popular da cidade.

 

Em seguida foi servido um lanche da tarde completo, com sanduíches de queijo, presunto, peito de peru, café, chá, suco, água, barra de cereais e salada de frutas.  Um banquete delicioso e um momento descontraído para a turma.

Após o delicioso lanche fomos conduzidos a uma sala de vidro, com visão privilegiada do centro de controle e seus vários monitores que mostram as estações, trens e diversos detalhes garantindo o deslocamento com segurança de todos os passageiros e carros simultaneamente.

Foi explicado que além do controle dos trens, nesta sala ficam os responsáveis pela segurança das pessoas nas estações e carros, através das várias de câmeras instaladas em pontos estratégicos, possibilitando ação rápida da equipe para inibir ações indevidas dos usuários do transporte.

Encerramos a visita no auditório, onde foram dadas orientações de segurança para deslocamento nas estações e trens, e informações sobre as operações que estão sendo feitas privilegiando os usuários idosos.

Recebemos no final como lembrança uma sacola a tiracolo personalizada do METRÔ, feita para deixar as mãos livres e carregar objetos com segurança.

 

 

Mais um passeio divertido da turma do KORU, felizes por visitar mais um lugar diferente, que mesmo morando há tanto tempo nesta cidade, foi uma maravilhosa surpresa para todos.