ATIVIDADES

Koru Centro-Dia é um espaço de cuidados e atividades voltado ao público idoso.  Por isso há uma grande preocupação em ofertar atividades condizentes com a faixa etária atendida e com significado para os clientes.

As atividades terapêuticas podem ser preventivas ou ainda reabilitadoras, dependendo do perfil dos idosos recebidos, daí a necessidade de adaptar atividades inteiras, ou parte delas, a fim de que sejam executáveis com satisfação e grau de esforço pertinentes aos desafios impostos pelo envelhecimento.  Atividades inter-geracionais também são propostas.

O cuidador pode aprender e desenvolver atividades no domicílio com o idoso, mas terá que dispor de tempo tanto de aprendizagem como de execução das mesmas, aumentando os níveis de exigência do gerenciamento do cuidado.

A equipe Koru atua para desenvolver atividades com idosos e também seus familiares de modo multidisciplinar.

VIVÊNCIA KORU

Vivenciar é a melhor maneira de receber tudo o que temos para oferecer.  Se deseja vivenciar essa experiência, seu familiar está convidado para passar algumas horas conosco.

Agende uma Vivência Koru e deixe-o conosco por 3 HORAS, onde terá contato com a equipe e participará das atividades sem custo NEM COMPROMISSO.

Este momento é importante, pois dá ao idoso a garantia de não se tratar de um local de moradia, além de colocá-lo em contato com os profissionais e sentir a atmosfera local.  Após a experiência, o idoso terá subsídios para participar da decisão junto com seus familiares.

 

AGENDAMENTO

Escolha uma das opções oferecidas para agendamento: e-mail, telefone ou nosso formulário.

No caso desta última opção, por gentileza, coloque no campo ASSUNTO, os dizeres “AGENDAMENTO – VIVÊNCIA KORU” e também preencha o restante dos campos obrigatórios.  Entraremos em contato o mais breve possível.

CLIQUE AQUI  PARA NOSSO PRIMEIRO CONTATO!

kORU CENTRO-DIA OFERECE

TERAPIA OCUPACIONAL

Este profissional é habilitado a auxiliar os idosos nas atividades utilizando diversas técnicas e recursos.  Estimulações cognitivas são constantes sempre respeitando a condição e capacidade individual.

Avaliações periódicas são realizadas com objetivo de acompanhar o desenvolvimento pessoal e orientar a família.  O foco é na pessoa e não na doença, considerar as capacidades que estão preservadas e observar e auxiliar as que estão prejudicadas.

FISIOTERAPIA

Atividades voltadas ao fortalecimento muscular e do equilíbrio, atuar na prevenção de quedas e melhorar funções.  Acontecem com temas previamente definidos pela equipe.  Podem envolver uso de bastão, bola, música e outros materiais.

OFICINAS DE LAZER E ARTESANATO

As atividades de lazer visam integrar, divertir e relaxar o grupo. Através de propostas desafiadoras o arte-educador estimula e resgata o prazer pela arte utilizando recursos de diversos tipos e materiais com múltiplas texturas e cores.

O idoso se alegra com o resultado do trabalho realizado e com a sensação de capacidade que é trabalhada nesta oficina.

MUSICOTERAPIA

Através da utilização da música e seus elementos, a atividade facilita e promove a comunicação, relacionamento, aprendizagem, mobilidade, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de suprir necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas dos participantes.

NUTRIÇÃO

São oferecidas avaliação nutricional e acompanhamento periódico aos idosos da casa.

Cardápio variado com preparações feitas no local que garantem sabor e qualidade do alimento servido.  A alegria de comer em família é resgatada com as refeições servidas em conjunto.

Periodicamente são realizadas oficinas de culinária onde os idosos podem colocar a mão na massa, sempre com auxílio e supervisão dos profissionais da casa.

PSICOLOGIA E TERAPIA COMPLEMENTAR

Utilizando diversas técnicas terapêuticas, a psicóloga da casa oferece aos idosos a oportunidade de lidar com questões relevantes como: depressão, angústia, tristeza e outros.  As demandas são trazidas pelos idosos e tratadas no grupo de maneira agradável e descontraída.

Massagem, aromaterapia, cromoterapia, “reiki”, entre outras técnicas, são utilizadas nesta atividade.

GINÁSTICA CEREBRAL

É um treinamento psico-intelectual baseado nos conceitos da neurociência.

A partir de atividades, jogos e desafios individuais e coletivos, estimula-se a concentração, rotina, disciplina, estratégia, raciocínio rápido, atenção, entre outros.

LIAN GONG

Tendo como foco a prevenção e a promoção do equilíbrio entre corpo e mente, a ginástica Lian Gong tem sido utilizada por profissionais da área da saúde como forma de tratar e promover o bem-estar, especialmente com pacientes idosos. Em Centros-dia a ginástica é adaptada para a capacidade de execução de cada idoso.
Os principais benefícios identificados pelos pesquisadores estão relacionados a aspectos físicos e sociais associados à prática do Lian Gong. Por ser uma técnica que pode ser feita em grupo, os benefícios sociais advindos da prática do Lian Gong são tão importantes quanto a melhoria dos aspectos físicos.

DANÇA SÊNIOR

Uma atividade física prazerosa que promove a manutenção da saúde e prevenção contra doenças.  Com movimentos simples e elegantes, corrigem-se posturas, fortalecem-se músculos e melhora-se o equilíbrio além de ser um auxiliar valioso na sustentação e resgate da autonomia nas atividades diárias.

EQUIPE KORU

Koru Centro-Dia atua de modo integrador e por este motivo, a gestão é horizontal.  Todos os profissionais sugerem atividades que são discutidas em reuniões de equipe e alinhadas aos objetivos da casa.

Na equipe Koru contamos com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, oficineira, cozinheira e cuidadores de idosos.

Outros profissionais poderão compartilhar conhecimento como convidados, pois Koru Centro-Dia tem em sua proposta ser um serviço integrado ao seu entorno.  Se você deseja ofertar oficinas ou outros serviços no Koru, entre em contato para apresentar sua proposta.