Aventura Ambiental no parque Ibirapuera

No dia 23/02/2018 o KORU participou de um passeio dentro do viveiro Manequinho Lopes com a equipe da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, pelo programa Aventura Ambiental.

A proposta é sensibilizar as pessoas dos desafios socioambientais do cotidiano por meio da observação da natureza e diálogo entre os participantes.

O nosso encontro abordou o histórico da região do Ibirapuera, origem do nome e várias curiosidades sobre a flora e fauna do parque.

 

O início da vivência ocorre em uma sala ambientada com carpoteca (coleção de sementes catalogadas) onde algumas sementes e partes de planta são distribuídas entre os participantes e explicado como crescem e de quais árvores pertencem. Uma experiência tátil agradável que aproxima o participante do contexto do meio ambiente e natureza abrangido pelos monitores.

Foi comentado sobre a origem e idade do planeta Terra, sua formação e de alguns animais que convivemos, mas que tem sua origem na pré-história.

Em seguida foi realizada uma experiência áudio-visual, com a reprodução de sons de alguns animais, exibindo sua imagem em seguida.

 

Daí o passeio segue a pé pelo viveiro onde são explicadas origem, história e curiosidades de algumas árvores e plantas encontradas pelo caminho.

 

Foi explicado sobre os estufins, local onde as mudas são protegidas e desenvolvidas até que possam ser plantadas nas praças da cidade.

 

Entramos numa tenda aromática com diversas plantas, que ao serem tocadas soltam seu cheiro característico: alecrim, hortelã, boldo, erva-cidreira, capim-limão, lavanda, entre outras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Daí fomos para um círculo formado por tocos onde foi oferecido um pequeno lanche com suco para reposição das energias, e uma atividade dinâmica conduzida pelo guia encerrando o passeio no parque.

 

Foi um dia especial no qual todos se divertiram e curtiram o contato com a natureza, conhecimentos adquiridos e o gostoso passeio no parque do Ibirapuera.